Cuidados a ter com o cartão de crédito

cuidados-cartao-creditoOs cartões de crédito são cada vez mais usados como meio de pagamento, pois são uma das formas mais práticas de pagar por produtos ou serviços, especialmente online. Existem no entanto alguns cuidados que todos os portadores de cartões de crédito devem ter para evitar fraudes e burlas, normalmente através de hackers online ou empregados desonestos que tentam roubar o número do seu cartão. São pequenos cuidados que não dão qualquer trabalho e podem poupar-lhe grandes dores de cabeça.

Procedimentos

Um dos procedimentos mais básicos para garantir a sua segurança é assinar de imediato o seu cartão de crédito assim que o receber. Se o cartão que recebeu foi um cartão de substituição, deve também destruir o antigo. Os recibos de compras feitas com cartão de crédito devem ficar guardados num lugar seguro ou destruídos, lembre-se de nunca os deixar à vista depois de uma compra. Nunca deve escrever os códigos dos cartões nos respectivos cartões ou escrito em qualquer papel que esteja na sua carteira juntamente com o cartão. O ideal é mesmo memorizar o número. Quando efectuar pagamentos tenha cuidado para que ninguém esteja a espreitar o seu código. Várias pessoas possuem mais que um cartão de crédito, mas é aconselhável transportar consigo apenas um de cada vez e manter os outros guardados num local seguro. Assim em caso de roubo não tem que cancelar todos os cartões. Se estiver de férias num hotel, nunca deixe os cartões no quarto, guarde-os no cofre do hotel. Seja qual for a circunstância ou a empresa onde é cliente, nunca deve dar o número do seu cartão de crédito por telefone ou por e-mail. É muito importante que não forneça a suas informações pessoais a alguém com que está a comunicar de forma indirecta.

Cuidados a ter

Em compras em lojas ou restaurantes, tenha cuidado para não perder o cartão de vista quando o der ao funcionário. Um minuto pode ser suficiente para copiar a banda magnética do cartão, por isso esteja atento não só ao paradeiro do cartão mas também ao tempo que o pagamento está a demorar. Se por acaso estiver a fazer pagamentos online, certifique-se sempre que o endereço do site começa por https:// (com o “s” após http). Este “s” indica-lhe que a ligação é segura para enviar o número do seu cartão e as suas informações pessoais. Muitos hackers fazem cópias exactas dos sites de compras online para poder ficar com as suas informações, por isso esteja atento a este pormenor. Finalmente, se estiver a ser vítima de uma fraude ou se suspeitar que isso possa estar a acontecer, contacte imediatamente o seu banco para cancelar o cartão. Deve fazer o mesmo em caso de perder o cartão ou de este lhe ser roubado. Aqui a velocidade é chave, não deve dar tempo aos burlões de usar o cartão, e jogue pelo seguro, basta ter alguma suspeita que deve contactar o banco de imediato.

Creditus . Copyright ©2018 Termos e Condições | Política de Privacidade

Log in with your credentials

Forgot your details?