Desvantagens cartão de crédito

Desvantagens cartão de créditoEste artigo irá dar a conhecer-lhe algumas das desvantagens cartão de crédito. Apesar dos cartões de crédito trazerem mais benefícios que desvantagens aos seus utilizadores, estas também existem, e as pessoas necessitam de saber a que condições estão sujeitas e acima de tudo, devem agir de forma responsável na sua utilização.

Conheça as desvantagens cartão de crédito

  • O uso exagerado de cartões de crédito é uma das principais causas de dívidas pessoais. É importante que utilize o seu cartão de crédito com um orçamento em mente: faça as contas aos seus rendimentos e às despesas que podem advir do cartão e calcule quanto pode gastar. Lembre-se que os cartões de crédito são um encorajamento ao gasto de dinheiro e que as companhias de cartões de crédito tem mais lucro se os seus clientes não pagarem a sua dívida a tempo.
  • Se usar o cartão de crédito de forma descontrolada provavelmente acabará em dívida. E isto é fácil de acontecer, pois o cartão de crédito oferece a ilusão de que temos mais dinheiro do que realmente temos. Mesmo que só tenha 1000 euros no banco conseguirá fazer compras de 2000 ou 3000 euros, e na altura em que fazemos a compra estamos sempre optimistas de que pagaremos a dívida sem problema com o próximo salário, ou um subsídio ou bónus que estamos à espera. Infelizmente o optimismo não paga as contas e quantos mais meses passarem sem uma dívida ser paga, mais os juros acumulam e mais o banco ganha.
  • Os juros em caso de incumprimentos podem chegar a 30%, ou seja, bastam 2 ou 3 meses sem conseguir pagar que se entra numa espiral de dívidas em que o cliente já só se esforça para pagar divida em vez de abater o crédito inicial. Portanto não podemos deixar de repetir, use o seu cartão com inteligência e tenha sempre os seus gastos controlados.
  • Outra desvantagem dos cartões de crédito é o aumento de fraudes que os envolvem, com roubos de números a serem mais frequentes. Mas também aqui muitas vezes entra a complacência do dono do cartão, que não mantém o número protegido e deixa à disposição de terceiros as facturas com o número do cartão. Existem precauções simples que deve tomar, e que serão abordadas noutro artigo.

Conclusão

Resumindo, se usar cartão de crédito obedeça às seguintes regras para estar sempre tranquilo: controle todas as suas compras, não gaste para além do orçamento que estabeleceu, pague a dívida do cartão ao final do mês sem acumular e garanta que ninguém tem acesso ao número do seu cartão.

Creditus . Copyright ©2018 Termos e Condições | Política de Privacidade

Log in with your credentials

Forgot your details?